Política
Dino defende STF após críticas de Trump: “STF exerce função de proteger a soberania nacional”

Foram 157 decretos desde 1º de janeiro; medidas são alvo de contestações na Câmara e no STF
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Desde a posse, o presidente Jair Bolsonaro assinou 157 decretos, o que o torna o segundo presidente que mais "canetou" desde a promulgação da Constituição de 1988. De acordo com levantamento do Estadão, Bolsonaro só perde para o ex-presidente Fernando Collor de Mello, que editou 486 decretos nos primeiros 150 dias de governo.
Com apoio incerto no Congresso, o presidente tem usado os decretos para acelerar a implantação do seu projeto político e cumprir promessas de campanha. Algumas medidas, no entanto, têm sido contestadas: só na Câmara, há 117 pedidos para sustar 20 dos decretos, enquanto sete ações no Supremo Tribunal Federal (STF) questionam a legalidade de duas das "canetadas" do presidente. Um dos mais questionados é o decreto que ampliou o porte de armas no país.
Na semana passada, Bolsonaro chegou a afirmar ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que "tem muito mais poder" que ele "com a caneta".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.