Domingo, 29 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Bolsonaro diz esperar lista tríplice para decidir sucessão de Dodge na PGR

Política

Bolsonaro diz esperar lista tríplice para decidir sucessão de Dodge na PGR

Declaração vai na contramão das sinalizações recentes de que ele não pretendia seguir a relação

Bolsonaro diz esperar lista tríplice para decidir sucessão de Dodge na PGR

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 09 de junho de 2019 às 12:00

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicou, na noite de ontem (8), que vai esperar a eleição da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para indicar o próximo chefe do Ministério Público Federal (MPF). A declaração vai na contramão das sinalizações recentes de que ele não pretendia seguir a relação.

“Estou aguardando a lista tríplice”, afirmou o presidente à Folha de S. Paulo, ao deixar o Palácio da Alvorada rumo à Granja do Torto.

Ao ser questionado se a atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge, seria um bom nome, Bolsonaro se limitou a falar que “todos são bons nomes”. O mandato de Dodge na Procuradoria-Geral da República (PGR) termina em setembro.

A lista tríplice foi criada em 2001 e é defendida pelos procuradores como um dos principais instrumentos de autonomia da carreira. Segundo a Constituição, o presidente da República pode escolher qualquer um dos procuradores em atividade para o comando da PGR.

De 2003 a 2015, o nomeado foi o mais votado pelos membros da ANPR. Ao optar por Raquel Dodge, que ficou em segundo lugar em 2017, Temer quebrou a tradição iniciada por Luiz Inácio Lula da Silva de respeitar a ordem da lista e indicar o primeiro colocado.