Política

Sancionada liberação de crédito para pagar aposentadorias e Bolsa Família

O texto foi aprovado com unanimidade pelo Senado e pela Câmara dos Deputados no dia 11 de junho

[Sancionada liberação de crédito para pagar aposentadorias e Bolsa Família]
Foto : Thiago Melo

Por Adelia Felix no dia 18 de Junho de 2019 ⋅ 16:40

A operação de crédito no valor total de R$ 248,9 bilhões (PLN 4/2019), que servirá para o governo pagar benefícios previdenciários, Bolsa Família e Plano Safra, entre outros, foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (18). O texto foi aprovado com unanimidade pelo Senado e pela Câmara dos Deputados no dia 11 de junho. As informações são da Agência Senado.

O PLN 4/2019 é considerado importante pelo governo, que alegava que já neste mês poderia faltar dinheiro para cobrir as despesas obrigatórias. A maior parte do valor (R$ 201,7 bilhões) corresponde a benefícios previdenciários, como pensões e aposentadorias.

A Constituição de 1988 proíbe a realização de operações de crédito (emissão de títulos públicos) para pagamento de despesas correntes, como salários e benefícios sociais. A chamada regra de ouro só pode ser contornada por meio de créditos suplementares ou especiais, com finalidade específica e aprovados pelo Congresso por maioria absoluta (pelo menos 257 deputados e 41 senadores). Sem essa autorização, o presidente da República pode cometer crime de responsabilidade.

Notícias relacionadas

[PSL deve suspender Eduardo Bolsonaro por críticas ao partido]
Política

PSL deve suspender Eduardo Bolsonaro por críticas ao partido

Por Juliana Rodrigues no dia 20 de Outubro de 2019 ⋅ 09:00 em Política

“Precisamos salvar o Brasil dos filhos do presidente”, disse o deputado Júnior Bozzella (SP), que é um dos principais porta-vozes do presidente da sigla, Luciano Bivar