Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Glenn Greenwald vai à Câmara falar sobre a 'Vaza Jato'

Apelidada de "Vaza Jato", a divulgação de mensagens pelo jornal The Intercept Brasil aponta as relações entre Moro e Deltan Dallagnol, procurador da Lava-Jato

Glenn Greenwald vai à Câmara falar sobre a 'Vaza Jato'

Foto: Lia de Paula/Agência Senado

Por: Matheus Simoni no dia 25 de junho de 2019 às 10:37

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados convidou o jornalista americano Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil, para uma audiência hoje (25), às 15h, para prestar depoimento sobre as reportagens que mostram conversas do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, com membros do Ministério Público Federal (MPF). As conversas ocorreram enquanto ele atuava ainda como juiz da força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba. 

O jornalista foi convidado pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AP), Carlos Veras (PT-PE), Márcio Jerry (PC do B-MA) e Túlio Gadelha (PDT-PE). No requerimento apresentado à Casa, os parlamentares afirmam que "os direitos dos cidadãos objeto da Operação Lava-Jato, particularmente do cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, foram violados sistematicamente" e que as reportagens publicadas por Greenwald “jogam dúvidas contundentes sobre a imparcialidade na atuação do Juiz Sergio Moro”.

Apelidada de "Vaza Jato", a divulgação de mensagens pelo jornal The Intercept Brasil aponta as relações entre Moro e Deltan Dallagnol, procurador da Lava-Jato. Na mais recente publicação, os dois discutem formas de o juiz não se indispor com o Supremo Tribunal Federal.