Sábado, 05 de setembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

PGR abre apuração sobre possível interferência em relatório da PF sobre Moraes e Vorcaro

Política

PGR abre apuração sobre possível interferência em relatório da PF sobre Moraes e Vorcaro

Paulo Gonet informou ao ministro Edson Fachin que instaurou procedimento para investigar se houve ordem ou interferência externa na elaboração do documento

PGR abre apuração sobre possível interferência em relatório da PF sobre Moraes e Vorcaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 05 de setembro de 2026 às 08:31

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu uma apuração para investigar uma possível interferência na elaboração de um relatório da Polícia Federal (PF) que aponta relações entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o banqueiro Daniel Vorcaro, preso no âmbito da Operação Compliance Zero. A informação foi encaminhada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao presidente do STF, ministro Edson Fachin.

O documento da PF havia sido produzido a pedido do ministro André Mendonça, que era o relator do caso. Em resposta a Fachin, Gonet afirmou ter determinado a instauração de um Procedimento de Controle Externo da Atividade Policial, que deverá verificar as circunstâncias envolvendo a produção do relatório. Segundo a PGR, a PF deverá esclarecer, entre outros pontos, se houve alguma ordem ou interferência externa capaz de comprometer o conteúdo do material.

Gonet também afirmou que a PGR não foi comunicada sobre a decisão de Mendonça que determinou a produção do relatório. De acordo com o procurador-geral, o Ministério Público não teve oportunidade de se manifestar durante o andamento do caso e teria sido impedido de exercer o controle externo da atividade policial, considerado uma etapa necessária em investigações.

A manifestação ocorreu após Fachin solicitar esclarecimentos sobre o relatório, que teve o sigilo retirado por Mendonça na última terça-feira (1º). Na decisão, o ministro também sugeriu que os elementos reunidos pela PF fossem analisados pelo plenário do Supremo. Com a mudança na condução do caso, Fachin passou a ser responsável pelo processo.

Relatório cita encontros entre Moraes e Vorcaro

O material produzido pela PF reúne mensagens encontradas no celular de Daniel Vorcaro e cita contatos entre o banqueiro e Alexandre de Moraes. As conversas registram encontros em diferentes ocasiões, incluindo reuniões em residências privadas e compromissos durante viagens.

Entre os episódios mencionados está uma conversa de março de 2024 em que Fábio Faria e Vorcaro tratam da possibilidade de um encontro com Moraes. Em abril daquele ano, Faria chegou a pedir o endereço da residência do banqueiro em Brasília para repassá-lo a “Alex”. Outros diálogos, registrados ao longo de 2024 e 2025, também fazem referência a encontros entre Vorcaro e o ministro.

Em um dos registros, de novembro de 2024, o banqueiro informou à filha que estava com “Alexandre Moraes”. Já em fevereiro de 2025, um motorista teria avisado Vorcaro sobre a chegada do ministro à residência do empresário. O relatório também menciona encontros em março, abril e maio daquele ano.

As mensagens analisadas pela PF ainda fazem referência à organização de eventos internacionais, entre eles o Fórum Jurídico de Londres, realizado em abril de 2024 e patrocinado pelo Banco Master. Os diálogos citam convites a autoridades, programação, logística de transporte de ministros do STF e outras tratativas relacionadas ao evento.