Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

MEC quer criar fundo para financiamento de universidades federais

Política

MEC quer criar fundo para financiamento de universidades federais

Weintraub garante que proposta não inclui cobrança de mensalidade em instituições públicas

MEC quer criar fundo para financiamento de universidades federais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Catarina Lopes no dia 17 de julho de 2019 às 19:00

O Ministério da Educação (MEC) quer criar um fundo privado, com cotas negociadas na Bolsa de Valores, para financiar universidades federais. Ainda assim, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, garante que a proposta não inclui a cobrança de mensalidades em instituições públicas.

O fundo contará, inicialmente, com R$ 102,6 bilhões, sendo R$ 50 bilhões deles de patrimônio da União. Esses recursos financiarão pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização das instituições de ensino, de acordo com o governo. Este fundo é a principal estratégia do programa Future-se, apresentado hoje (17) pelo MEC.

No Twitter, Weintraub publicou a respeito de mensalidades nas graduações em instituições públicas, afirmando que "continuarão públicas e os estudantes NÃO pagarão pela graduação". O MEC irá submeter ao Congresso Nacional um projeto de lei que irá viabilizar as mudanças e, segundo a pasta, as universidades seguirão contando com o orçamento público.

"A gente quer premiar as boas práticas, a gente não acredita no assistencialismo, quer premiar a cultura do esforço, quer premiar o bom desempenho, por isso estamos lançando esse programa. A gente quer permitir que se formem cada vez mais talentos e quer reter esses talentos", declarou o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa.