Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Bolsonaro corta pela metade número de membros da indústria no Conselho Superior do Cinema

Política

Bolsonaro corta pela metade número de membros da indústria no Conselho Superior do Cinema

Agora, o governo terá maioria na composição do conselho

Bolsonaro corta pela metade número de membros da indústria no Conselho Superior do Cinema

Foto: Marcos Corrêa/PR

Por: Juliana Rodrigues no dia 19 de julho de 2019 às 12:00

O presidente Jair Bolsonaro reduziu pela metade a participação de representantes da indústria cinematográfica no Conselho Superior do Cinema, órgão responsável por elaborar a política nacional para o setor.

Por meio de decreto publicado hoje (19) no Diário Oficial da União, o número foi reduzido de seis para três representantes. Além disso, a participação da sociedade civil no colegiado caiu de três para dois integrantes.

Agora, o governo terá maioria na composição do conselho: serão sete ministros e cinco integrantes do setor e da sociedade civil.

Farão parte do colegiado os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que o presidirá; Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública; Ernesto Araújo, das Relações Exteriores; Abraham Weintraub, da Educação; Osmar Terra, da Cidadania; Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo da Presidência da República.

O mesmo decreto transfere o conselho do Ministério da Cidadania, que engloba a antiga pasta da Cultura, para a Casa Civil da Presidência da República, chefiada pelo ministro Onyx Lorenzoni. A mudança já havia sido anunciada ontem (18).

Criado em 2001, o conselho é responsável por formular a política nacional de cinema, além de aprovar diretrizes para o desenvolvimento da indústria audiovisual e estimular a presença do conteúdo brasileiro no mercado.

Leia mais:

Bolsonaro estuda acabar com Ancine, diz coluna

Contra ativismo, direção da Ancine é transferida para Brasília

Classe cinematográfica vai defender que Ancine fique com ministério da Economia