Domingo, 06 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

'Tentativa de usar deuses para causas vulgares', diz filha de Glauber Rocha após Bolsonaro inaugurar aeroporto

Política

'Tentativa de usar deuses para causas vulgares', diz filha de Glauber Rocha após Bolsonaro inaugurar aeroporto

Para cantora Ava Rocha, seria necessário "não transformar o uso indevido" do nome do cineasta "para propósitos políticos e ideologistas".

'Tentativa de usar deuses para causas vulgares', diz filha de Glauber Rocha após Bolsonaro inaugurar aeroporto

Foto: Divulgação

Por: Juliana Almirante no dia 24 de julho de 2019 às 08:20

A cantora Ava Rocha, filha do cineasta Glauber Rocha, fez um desabafo nas redes sociais após o presidente Jair Bolsonaro inaugurar o aeroporto que leva o nome do pai, em Vitória da Conquista ontem (24). 

"Nada nem ninguém poderá desvirtuar seu pensamento e sua história, cravada em seus filmes, escritos, entrevistas, enfim em toda sua trajetÓria, repito visionária, revolucionária e libertária. O que importa é sua força inabalável e o resto é perversão, tentativa de usar deuses para causas vulgares", publicou Ava no Instagram, junto com um vídeo em que o cineasta se refere a um homem sertanejo como "super-homem".

Para ela, "nesse momento de perda da memória, de retrocesso, onde a cultura e todo o âmbito da dignidade humana é atravessado por uma consciência sórdida", seria necessário "não transformar o uso indevido de seu nome para propósitos políticos e ideologistas".

"Que sua verdade possa nos inspirar e nunca rastejaremos na percepção sensacionalista daqueles que o incluem no monstruário de seu projeto para o brasil: a fome e a injustiça", escreveu.

Também filha do cineasta, Paloma Rocha também se pronunciou nas redes sociais contra a inauguração do terminal pelo presidente com participação popular limitada. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Meu pai Glauber Rocha foi um visionario, que previu, junto a outros intelectuais como darcy ribeiro, a abertura no brasil, um país ao qual amou profundamente ( e pelo qual morreu ) e de onde emergiu a potencia libertaria e revolucionaria da sua obra, viva, atual e luminosa. Nada nem niguem poderá desvirtuar seu pensamento e sua historia, cravada em seus filmes, escritos, entrevistas, enfim em toda sua trajetoria, repito visionaria, revolucionaria e libertaria. O que importa é sua força inabalavel e o resto é perversão, tentativa de usar deuses para causas vulgares. Justamente nesse momento de perda da memoria, de retrocesso, onde a cultura e todo o ambito da dignidade humana é atravessado por uma consciencia sórdida, nesse ano que glauber faria 80 anos e é homenageado no aeroporto de sua terra Vitoria da Conquista, faz-se necessário não transformar o uso indevido de seu nome para propositos politicos e ideologistas, de um homem que não mais está aqui, e sim celebrar e reincendiar sua visao de um brasil liberto, que deve estar ao lado dos que sonham e lutam, com a coragem e a entrega que ele manifestou em vida. Que sua verdade possa nos inspirar e nunca rastejaremos na percepcao sensacionalista daqueles que o incluem no monstruário de seu projeto para o brasil: a fome e a injustiça. Para quem não sabe ou tem duvidas, veja seus filmes e sua obra ( aqui posto um fragmento do programa abertura). VEJAM E REVEJAM. E Façam dela instrumento, arma, amuleto de sobrevivencia e revolução. Glauber Rocha é luz, é daqueles seres que passam pela terra para semear e amar, para destampar a vala da escuridão. Meu pai já partiu daqui faz 38 anos, e toda e qualquer forma de manter sua memoria viva em beneficio da cultura brasileira e mundial, é saudavel e importante. Eu e meus irmãos, em memoria também de minha vó lúcia, e portanto sertão/brasil/mundo, carregaremos seus ensinamentos e seremos depositarios de suas sementes. Sua obra permanece mais que atual, ela atravessa os tempos, como disse ele era um visionario e seus filmes sao as veias abertas desse brasil que vivemos. Mais forte são os poderes do povo! E da verdade! Saravá Glauber! Liberdades totais! #glauberrocha te amo

Uma publicação compartilhada por Ava Rocha (@avarocha) em