Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Vaza Jato: Procuradores ironizaram morte de Marisa Letícia e luto de Lula

"Quem for fazer a próxima audiência do Lula, é bom que vá com uma dose extra de paciência para a sessão de vitimização", diz uma das mensagens

Vaza Jato: Procuradores ironizaram morte de Marisa Letícia e luto de Lula

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 27 de agosto de 2019 às 07:02

Procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba ironizaram a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia e o luto do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

É o que apontam mensagens de chats privados no aplicativo Telegram enviados por fonte anônima ao site The Intercept Brasil, analisadas em parceria com o UOL, e publicadas hoje (27).

Marisa sofreu um AVC hemorrágico em janeiro de 2017 e a morte encefálica da ex-primeira-dama foi confirmada em fevereiro do mesmo ano. 

Após a notícia da morte ser compartilhada no grupo Filhos do Januário 1, a procuradora Laura Tessler comentou: "Quem for fazer a próxima audiência do Lula, é bom que vá com uma dose extra de paciência para a sessão de vitimização"

Outra nota da colunista do jornal Folha de S.Paulo Mônica Bergamo sobre a agonia vivida por Marisa em seus últimos dias de vida foi compartilhada no grupo. 

Laura então refutou a possibilidade de o agravamento do quadro da ex-primeira-dama ter acontecido após busca e apreensão na casa dela e dos filhos e condução coercitiva de Lula, determinada pelo então juiz Sergio Moro no ano anterior. 

"Ridículo... Uma carne mais salgada já seria suficiente para subir a pressão... ou a descoberta de um dos milhares de humilhantes pulos de cerca do Lula.   Só falta dizer que a Lava Jato implantou 10 anos atrás um aneurisma na cabeça da mulher... milhares de pessoas morrem de AVC no mundo... isso faz parte do mundo real e ponto. ", afirma Laura. 

A fala de Lula na despedida no velório da mulher também foi compartilhada por Laura no chat. Na ocasião, o ex-presidente afirmou: "Eles que têm que provar que as mentiras que estão contando são verdade. Então, Marisa, descanse em paz porque esse Lulinha paz e amor vai continuar brigando muito". 

O procurador Deltan Dallagnol define a manifestação de Lula como "uma bobagem". "Bobagem total... nguém (sic) mais dá ouvidos a esse cara", diz.

Morte do neto

A despedida de Lula do neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu aos 7 anos em março, também foi pauta entre procuradores.  O ex-presidente foi beneficiado por autorização judicial para ir ao enterro do neto, em uma aeronave cedida pelo governo do Paraná.

Dallagnol envia aos colegas notícia sobre um telefonema entre Lula e o ministro do STF Gilmar Mendes, em que o ex-presidente teria se emocionado. 

O procurador Roberson Pozzobon comenta a nota: "Estratégia para se 'humanizar', como se isso fosse possível no caso dele rsrs".

Outro lado

Procurada pelo UOL, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba alegou que não poderia se manifestar sem ter acesso integral às conversas.