Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Eduardo Bolsonaro defende 'um novo AI-5' em caso de 'esquerda radicalizar'

Política

Eduardo Bolsonaro defende 'um novo AI-5' em caso de 'esquerda radicalizar'

Deputado sugere ainda que outra "resposta" possível seria por meio de uma legislação aprovada através de plebiscito, como ocorreu na Itália

Eduardo Bolsonaro defende 'um novo AI-5' em caso de 'esquerda radicalizar'

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 31 de outubro de 2019 às 11:55

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou, durante entrevista ao canal da jornalista Leda Nagle no Youtube, que um "novo AI-5" pode ser uma resposta a ser adotada em caso de radicalização pela esquerda. 

Ele foi perguntado sobre a volta do grupo de Cristina Kirchner ao poder na Argentina e os protestos no Chile. 

"A gente tem que encarar isso aí de frente, em algum momento. Vai chegar um momento em que a situação vai ser igual ao final dos anos 60 no Brasil, quando sequestravam aeronaves, quando executavam autoridades. Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. Uma resposta ela pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada através de plebiscito, como ocorreu na Itália. Alguma resposta vai ter que ser dada", ameaçou o parlamentar.

O Ato Constitucional nº5, conhecido como AI-5, foi baixado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Costa e Silva, e é a expressão mais acabada da ditadura militar brasileira (1964-1985).

De acordo com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Faculdade Getulio Vargas (FGV), o AI-5 vigorou até dezembro de 1978 e produziu um elenco de ações arbitrárias de efeitos duradouros. O ato definiu o momento mais duro do regime, dando poder de exceção aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem inimigos do regime ou como tal considerados.

Confira a entrevista na íntegra: