Domingo, 28 de novembro de 2021

Política

‘A situação da Educação do Município e Estado é muito ruim’, avalia Hilton Coelho

Deputado baiano acusou governador de fechar escolas e prefeito de negar reajuste salarial

‘A situação da Educação do Município e Estado é muito ruim’, avalia Hilton Coelho

Foto: Stephanie Suerdieck / Metropress

Por: Adelia Felix no dia 04 de novembro de 2019 às 20:25

Deputado estadual pelo Psol baiano, Hilton Coelho criticou em entrevista à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (4), a Educação oferecida pelo Governo da Bahia e pela Prefeitura de Salvador. “As duas estão numa situação muito ruim”, avaliou durante o Jornal da Cidade – II Edição. Na ocasião, foram lembrados os últimos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mostraram que a Bahia se mantém com o pior índice entre os estados do Brasil.

Na oportunidade, ele acusou o governador Rui Costa (PT) de fechar escolas. “A lógica do governo é constatar esvaziamento para fechar escolas. Se a gente tivesse a nossa juventude nas escolas… Você até poderia dizer ‘vamos racionalizar’. Mas se essa juventude está fora? Precisamos fazer uma discussão profunda para saber o motivo dessa expulsão. Dinheiro tem.”, afirmou.

O parlamentar ainda acrescentou que o chefe do Executivo Baiano pode terminar seu segundo mandato com a pecha de “má gestão” na Educação, que segundo ele, foi “herança do carlismo”. 

O deputado também afirmou que o prefeito ACM Neto (DEM) negou, recentemente, reajuste salarial aos professores. “Essa semana, o prefeito se reuniu com a direção do sindicato e informou que não vai ter reposição de 1% em relação à questão da inflação. Ou seja, as educadoras e educadores vão permanecer com a mesma remuneração depois de um ano de perdas. Não houve respeito nem ao plano de carreiras que é lei”.

Assista:

 

‘A situação da Educação do Município e Estado é muito ruim’, avalia Hilton Coelho - Metro 1