METROPOLE

Terça-feira, 18 de maio de 2021

Política

Depois de ameaçar imprensa, Bolsonaro diz que Lula quer censurar a mídia

Fala ocorre após um histórico de ataques a veículos de comunicação, como a Rede Globo e a Folha de S. Paulo

Depois de ameaçar imprensa, Bolsonaro diz que Lula quer censurar a mídia

Foto: Marcos Corrêa/PR

Por: Metro1 no dia 11 de novembro de 2019 às 08:21

O presidente Jair Bolsonaro disse nas redes sociais que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer censurar a imprensa por meio de "controle social da mídia". A fala ocorre após um histórico de ataques a veículos de comunicação, como a Rede Globo e a Folha de S. Paulo. Na última semana, Bolsonaro determinou o cancelamento da assinatura do periódico no governo federal.

O ataque também se juntou a uma ameaça de não-renovação da concessão da Rede Globo. "Durante 14 anos o PT, via mídia, estimulou a destruição dos valores familiares sem ouvir o povo, que obviamente seria contra tal conteúdo. Agora, cinicamente, caso volte ao Poder, diz querer ouvir as massas para que seja feito o controle social da mídia, ou seja, censurá-la", escreveu Bolsonaro no Facebook.

Ele compartilhou uma entrevista de Lula quando o ex-presidente ainda estava preso. Na fala, gravada em abril deste ano, o petista afirma que foi um dos erros de seu governo. "Quando falam em autocrítica, eu acho que nós devemos ter muitos erros. Eu, por exemplo, tive um erro grave. Eu poderia ter feito a regulamentação dos meios de comunicação. É uma autocrítica que eu faço. Mas imagina se todo mundo nesse Brasil fizesse uma autocrítica", disse o ex-presidente Lula. 

Na última semana de outubro, Bolsonaro anunciou o cancelamento das assinaturas da Folha de S. Paulo no governo federal. E, em tom de ameaça, disse que os anunciantes do jornal "devem prestar atenção".

Ele também ameaçou não renovar a concessão da TV Globo em 2022, após ter se irritado com reportagem do Jornal Nacional sobre a citação do nome dele na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL).

TV METRO

Entrevistas

Zé Cocá

Em 18 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Depois de ameaçar imprensa, Bolsonaro diz que Lula quer censurar a mídia - Metro 1