Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Rui avisou que vai deixar decisão sobre candidato em Salvador para 2020, diz Otto

Política

Rui avisou que vai deixar decisão sobre candidato em Salvador para 2020, diz Otto

De acordo com senador, governador justificou que 2019 seria um ano "de gestão"

Rui avisou que vai deixar decisão sobre candidato em Salvador para 2020, diz Otto

Foto: Matheus Simoni/ Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 11 de novembro de 2019 às 09:07

O senador e presidente estadual do PSD, Otto Alencar (BA) disse, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (11), que o governador Rui Costa (PT) avisou, em última reunião com ele, que deve deixar para o próximo ano a definição sobre o candidato que deve apoiar à prefeitura de Salvador. 

"Estamos na base do governador e vamos procurar as coisas sintonizadas na base. Sempre procuro manifestação de bom juízo na base. Não vou ser elemento desagregador e obstaculo à união. Ele ainda não conversou conosco ainda. Na última conversa, ele disse que ia deixar para o próximo ano, porque esse ano é de gestão. Concordo com ele de certa forma. Terminada a eleição no ano passado, não se fala em outra coisa", aponta. 

Segunda instância

Otto Alencar também se manifestou sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para execução imediata de decisão condenatória proferida por órgãos colegiados, que deve ser pautada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Segundo ele, se aprovada pela Casa, o assunto deve retornar ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Ele justificou que, segundo a assessoria jurídica do Senado, o artigo 5º inciso 57 da Constituição Federal é claro ao determinar que, antes da prisão do réu, o processo tem que ser transitado em julgado e, para alterar isso, teria que ser por meio de Assembleia Constituinte.

O senador também se mostrou preocupado com a divisão da avaliação entre os ministros do Supremo Tribunal Federal, que determinaram, por 6 votos a 5, a proibição da prisão após condenação em segunda instância, exceto se houver entendimento de que o réu apresenta perigo. 

"Imagino se alterar (os artigos) 102 e 105, como pretendem no Senado e Simone Tebet ficou de pautar - seria terça e não será mais -, vai terminar isso de novo no STF, que é guardião da Constituição. Me preocupa muito o STF, que é guardião da Constituição, tomar decisão dividida, de 6 a 5, com voto de minerva do presidente Dias Toffoli", pontuou.