Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Aras pede que STF derrube liminar de Toffoli que paralisou caso Queiroz

Política

Aras pede que STF derrube liminar de Toffoli que paralisou caso Queiroz

Plenário do Supremo discute amanhã (20) se é necessário ou não a autorização judicial prévia para o compartilhamento de informações sigilosas por órgãos de fiscalização e controle

Aras pede que STF derrube liminar de Toffoli que paralisou caso Queiroz

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Kamille Martinho no dia 19 de novembro de 2019 às 14:00

O procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou um material ao Supremo Tribunal Federal (STF) alertando os integrantes da Corte que limitar o compartilhamento de dados sigilosos do antigo Coaf com o Ministério Público e a Polícia pode "comprometer tanto a reputação internacional do Brasil quanto sua atuação nos principais mercados globais".

Entre as consequências, caso haja a limitação, estão a dificuldade de acesso a créditos internacionais para projetos de desenvolvimento, redução do rating de investimento do Brasil por agência internacionais e dificuldade de pagamentos a exportadores brasileiros em transações comerciais internacionais.

O plenário do Supremo discute amanhã (20) se é necessário ou não a autorização judicial prévia para o compartilhamento de informações sigilosas por órgãos de fiscalização e controle. A decisão interessa ao senador Flávio Bolsonaro.

Em julho, o presidente do STF, Dias Toffoli, determinou, por meio de liminar, a suspensão de diversos procedimentos de investigação apoiados em dados fiscais e bancários compartilhados sem o aval prévio da justiça. Aras quer que a liminar de Toffoli seja revogada pelo plenário do Supremo.