Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Política

'Não se assustem então se alguém pedir o AI-5', diz Guedes

"Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha?", declarou

'Não se assustem então se alguém pedir o AI-5', diz Guedes

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 26 de novembro de 2019 às 07:01

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ontem (25), durante entrevista coletiva em Washington, que não seria possível se assustar com a ideia de alguém pedir o AI-5 diante de uma possível radicalização de protestos de rua no Brasil.

Guedes comentou a situação política de países da América Latina e opinou que era preciso prestar atenção nas nações vizinhas para ver se o Brasil não teria um pretexto que estimulasse manifestações do mesmo tipo. 

"Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? Levando o povo para a rua para quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura da nossa tradição democrática", disse ele. 

O ministro afirmou que declarações sobre um novo AI-5 no Brasil, como a feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seriam reações a supostas convocações feitas pela esquerda, endossadas pelo ex-presidente Lula depois de ser solto.

Guedes disse que era "uma insanidade" o petista pedir a presença do povo nas ruas e sugeriu que o projeto de lei que prevê o excludente de ilicitude seria também uma resposta de Bolsonaro ao petista.

"Chamar o povo para rua é de uma irresponsabilidade. Chamar o povo para rua para dizer que tem o poder, para tomar. Tomar como? Aí o filho do presidente fala em AI5, aí todo mundo assusta, fala o que que é? (...) Aí bate mais no outro. É isso o jogo? É isso o que a gente quer? Eu acho uma insanidade chamar o povo para rua para fazer bagunça. Acho uma insanidade", declarou.