Política

Secretário da Educação diz que pasta quer liberar mil aposentadorias até final do ano

Durante a entrevista, Jerônimo Rodrigues também falou sobre a dificuldade que a pasta enfrenta com a infraestrutura da rede estadual

[Secretário da Educação diz que pasta quer liberar mil aposentadorias até final do ano]
Foto : Matheus Simoni/Metropress

Por Juliana Almirante no dia 26 de Novembro de 2019 ⋅ 09:00

O secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, declarou, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (26), que a pasta tem a meta de liberar de 900 a mil aposentadorias até o final de 2019. 

Ele afirma que a SEC tem cerca de 60 mil funcionários e se constitui na maior secretaria em termos de pessoal do estado. Com isso, há um fluxo de entradas e saídas permanente. 

“Em média, temos 1,5 mil pedidos de aposentadoria por ano, Liberamos 600 aposentadorias esse ano e estamos com mutirão junto com a Saeb e está na nossa meta liberar, até 31 de dezembro, de 900 a mil aposentadorias”, informou. 

Durante a entrevista, Jerônimo também falou sobre a dificuldade que a pasta enfrenta com a infraestrutura da rede estadual, que conta com duas mil escolas. 

“Então não é no toque de embate que a gente vai resolver problema de infraestrutura. Aqui em Salvador é pior. Se chegar em uma cidade como Jequié, o governador vai inaugurar uma escola nova com campo de futebol, quadra, refeitório, biblioteca. Ele quer um padrão com essa oferta de infraestrutura. Para fazer escola em Cajazeiras, estamos labutando para achar um terreno. Em São caetanos, eu fui nas ruas, fui andando a pé, porque o governador quer que a gente localize e a gente vai atrás, negociando, ou vamos desapropriar, para que a gente possa ter infraestrutura”, justificou. 

Apesar dos problemas até mesmo para encontrar terrenos para construção das unidades, ele afirma que a pasta encara a infraestrutura como prioridade.

“Não estamos parados e estamos fazendo esforço para que tenha estrutura de qualidade. A gente não separa infraestrutura e logística de elemento pedagógico. Boa escola, com boa alimentação. Alimentação é elemento pedagógico”, pontua.

Notícias relacionadas