Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Podemos decide expulsar Marco Feliciano

Política

Podemos decide expulsar Marco Feliciano

Em nota, deputado se disse orgulhoso de ter sido expulso da legenda por apoiar Bolsonaro

Podemos decide expulsar Marco Feliciano

Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

Por: Juliana Rodrigues no dia 10 de dezembro de 2019 às 10:00

O diretório estadual do Podemos em São Paulo expulsou o deputado Marco Feliciano. A decisão, tomada por oito votos a zero, foi comunicada ao parlamentar pelo presidente estadual do Podemos, Mario Covas Neto. A denúncia que levou à expulsão de Feliciano cita diversas acusações, incluindo os gastos de R$ 157 mil referentes a um tratamento odontológico, que foram reembolsados pela Câmara.

“Parece-nos importante destacar que entendemos por desproporcional e pouco recomendado que em pleno ano de 2019 um parlamentar ainda se utilize de recursos públicos para fins particulares, vide o caríssimo tratamento (dentário) feito pelo representado e pago com dinheiro do povo”, diz parecer do Conselho de Ética do partido.

O deputado terá um prazo de três dias para recorrer à Executiva Nacional do partido se quiser reverter a decisão, mas dirigentes da sigla avaliam que ele aceitará sair. Como foi expulso por decisão do Podemos, Feliciano não perde o mandato, a menos que haja uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que não deve acontecer. A Executiva Nacional do partido destacou que, terminado o processo de avaliação do diretório estadual, a decisão deve ser confirmada pelo diretório nacional.

A expulsão de Feliciano acontece dentro da estratégia do Podemos de se afastar do “bolsonarismo” e se firmar como a sigla da Lava Jato.

Procurado pelo jornal O Estado de S. Paulo para comentar a decisão do partido, Marco Feliciano, que está em viagem oficial na África com o chanceler Ernesto Araújo, afirmou, em nota, que é um “orgulho” ser expulso do partido por apoiar o presidente Bolsonaro. Ele disse que irá aceitar a decisão do Podemos, mas a expulsão foi um “processo de exceção” e que não foi intimado a se defender.