Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Bruno Barral minimiza demolição do Odorico Tavares: ‘A gente tem que contemporizar’

De acordo com o secretário, a quantidade de alunos matriculados não justifica o tamanho da estrutura

Bruno Barral minimiza demolição do Odorico Tavares: ‘A gente tem que contemporizar’

Foto: João Brandão/Metropress

Por: João Brandão e Lara Curcino no dia 06 de janeiro de 2020 às 10:16

O secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral, disse hoje (6) que é preciso ser flexível quanto ao fechamento do tradicional Colégio Estadual Odorico Tavares. Inaugurada em 1994, a instituição teve seu encerramento de atividades anunciado no fim do ano passado.

“A gente tem que contemporizar. O Odorico é uma escola para mais de 1.500 alunos. Estive com Jerônimo [Rodrigues, secretário de Educação da Bahia] há duas semanas e ele me explicou que a unidade estava com um adensamento em torno de 100 a 150 crianças e jovens. Então não justifica você ter uma estrutura dessa”.

Perguntado por jornalistas sobre uma possível sabotagem às matrículas na instituição, Barral não pode afirmar que não houve, mas que duvida que tenha existido. “Isso é uma informação que eu não tenho profundidade, é o que dizem. Eu duvido que haja qualquer tipo de sabotagem, porque esse não é o objetivo do nosso trabalho na educação”.

O secretário afirmou ainda ser uma “boa estratégia” utilizar o dinheiro que não será mais destinado ao Odorico para a construção de novas escolas. “Se eles realmente construírem as escolas com o dinheiro do Odorico em locais que precisem, acho que isso é uma boa estratégia, agora tem que analisar se isso realmente será feito”.