Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

José Paulo Martins vai assumir interinamente Secretaria da Cultura

Através de nota, a assessoria também informa que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, repudia ideologias totalitárias e genocidas

José Paulo Martins vai assumir interinamente Secretaria da Cultura

Foto: Divulgação/ Secretaria Especial de Cultura

Por: Danielle Campos no dia 18 de janeiro de 2020 às 10:30


A assessoria do Ministério do Turismo divulgou, através de nota, que José Paulo Martins vai assumir interinamente a Secretaria Especial de Cultura após a exoneração de Roberto Alvim. Martins era secretário adjunto da secretaria. Na nota, a assessoria informa que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, repudia ideologias totalitárias e genocidas.

A demissão de Roberto Alvim do cargo de secretário especial da Cultura foi publicada nesta sexta-feira (17) em edição extra do Diário Oficial da União e confirmado pela Presidência da República no final da manhã após a repercussão de um vídeo sobre o lançamento do Prêmio Nacional das Artes divulgado por Alvim, onde ele cita trechos de uma fala do ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.

Na fala, Alvim disse que “a arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada”. A declaração remete à utilizada pelo ministro nazista, em 8 de maio de de 1933.