Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Bolsonaro escolhe ex-ministro Osmar Terra como líder do governo na Câmara

Assessoria de Vitor Hugo, deputado que exerce atualmente a função, nega a troca

Bolsonaro escolhe ex-ministro Osmar Terra como líder do governo na Câmara

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Luciana Freire no dia 19 de fevereiro de 2020 às 17:20

O presidente Jair Bolsonaro entregará ao deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), demitido do Ministério da Cidadania, a liderança do governo na Câmara. A informação é do jornal Estadão. Uma vez oficializado, ele substituirá o deputado Vitor Hugo (PSL-GO), que exerce atualmente a função. A assessoria de Vitor Hugo nega a troca.

O líder do governo tem papel fundamental na negociação de projetos de interesse do Executivo no Congresso e, em alguns casos, ganham status semelhantes a de um ministro pela linha direta que possui com o presidente. 

A ideia de Bolsonaro em escalar Terra seria dar a ele esse mesmo status, com a vantagem de ter um parlamentar experiente na função. O ex-ministro da Cidadania está em seu quarto mandato na Câmara, Vitor Hugo está no primeiro.

Durante a posse do novo ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, ontem (18), Bolsonaro sinalizou confiança em Terra. Em seu discurso, o presidente comparou o governo a um tabuleiro de xadrez e disse que “nenhuma peça será deixada de lado”.