Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Witzel diz que operação 'oficializa' interferência na PF anunciada por Bolsonaro

Política

Witzel diz que operação 'oficializa' interferência na PF anunciada por Bolsonaro

Em nota, governador do Rio de Janeiro diz "estranhar" o fato de que deputados bolsonaristas sabiam da ação; integrantes do Planalto afirmam que operação já era esperada, segundo o blog de Andréia Sadi, do G1

Witzel diz que operação 'oficializa' interferência na PF anunciada por Bolsonaro

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 26 de maio de 2020 às 09:55

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, se manifestou sobre a Operação Placebo, que realizou busca e apreensão em doze endereços, incluindo sua residência oficial, a casa onde morava antes de ser eleito e o escritório em que atua sua esposa, Helena Witzel.

Em nota enviada à imprensa, na manhã de hoje (26), o chefe do Executivo fluminense negou participação em irregularidades e disse estranhar o fato "absolutamente claro" de que deputados bolsonaristas tenham anunciado em redes sociais nos últimos dias uma operação da Polícia Federal direcionada a ele. Para Witzel, os fatos demonstram que houve vazamento. "A interferência anunciada pelo presidente da República está devidamente oficializada", diz o governador.

Integrantes do Palácio do Planalto relataram ao blog de Andréia Sadi, no G1, que a operação já era esperada. Governistas lembraram que “o que mais incomodava” o presidente Jair Bolsonaro na gestão Sergio Moro, ex-ministro da Justiça, era a "falta de foco" nos supostos desvios no Rio. A ação foi deflagrada semanas após a saída de Moro e a substituição do comando da Polícia Federal.

Aliados do presidente reconheceram que o governo pode ser acusado de montar uma polícia particular de Estado, e que Bolsonaro é “atacado por todos”, mas avaliam que, se há desvios do governo fluminense, é preciso investigar.

Leia mais:

Polícia Federal cumpre mandados na residência oficial do governador do Rio de Janeiro

Zambelli fala em operação da PF e é acusada de ter informação privilegiada