Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Senado adia votação de projeto para coibir fake news nas redes sociais

Política

Senado adia votação de projeto para coibir fake news nas redes sociais

Projeto de lei tem como objetivo acabar com contas falsas e redes automatizadas não identificadas, impondo penalidades às plataformas de redes sociais

Senado adia votação de projeto para coibir fake news nas redes sociais

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Por: Luciana Freire no dia 02 de junho de 2020 às 15:20

O Senado tirou da pauta de votação de hoje (2) o projeto de lei sobre "fake news". Sem acordo, o autor Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu a retirada da proposta, criticada por parlamentares e entidades por ser excessivamente restritiva à liberdade de expressão.

O projeto foi elaborado pelos deputados Tábata do Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES), autores do projeto que tramita na Câmara, e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), autor da matéria que corre no Senado.

"Mantive contato com o relator Angelo Coronel e com o presidente Davi Alcolumbre. Considerando que o relatório não foi apresentado até o momento e que é importante que os pares tenham segurança quanto ao seu conteúdo, solicitei a retirada de pauta", afirmou Alessandro Vieira.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou o adiamento da votação. "Além de garantir a contribuição de todos os senadores na construção do texto, o PL 2630/2020 deve assegurar que as pessoas possam continuar se manifestando livremente como como já garante nossa Constituição, mas ao mesmo tempo protegê-las de crimes virtuais", escreveu em seu perfil no twitter.

O projeto de lei tem como principal objetivo acabar com contas falsas e redes automatizadas não identificadas, impondo penalidades às plataformas de redes sociais que não cumprirem com essas regras.