
Política
Partidos da oposição pedem ao STF que dados sobre Covid-19 sejam divulgados até 19h30
Eles alegam que Bolsonaro descumpre princípios que regem a atuação da Administração Pública em especial, o dever de transparência e a supremacia do interesse público

Foto: Isac Nóbrega/PR
A Rede Sustentabilidade, o PCdoB e o PSOL entraram ontem (6) com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do governo Jair Bolsonaro de divulgar os dados diários sobre o coronavírus no país às 22h. Os partidos pedem a determinação da publicação dos números sobre a doença até 19h30. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
Para os partidos, Bolsonaro tem adotado "posição negacionista" sobre a doença e tenta esconder e dificultar o acesso aos dados, "violando diversos preceitos fundamentais da Constituição, sobretudo a proteção à vida e à saúde".
Eles alegam ainda que Bolsonaro também descumpre os princípios que regem a atuação da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, e, em especial, o dever de transparência e a supremacia do interesse público.
O pedido lista que os dados que devem ser publicados como número de casos confirmados nas últimas 24h; números de óbitos em decorrência da covid-19 nas últimas 24h; número de recuperados nas últimas 24h; número total de casos confirmados; número total de óbitos em decorrência da covid-19; número de hospitalizados com confirmação de covid-19; e número de sepultamos diários por município e estado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.