
Política
Governo prorroga decreto para proteção da Amazônia por mais um mês
Decreto que agora vai se estender até o dia 10 de julho não faz menção ao combate aos garimpos ilegais na Amazônia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro prorrogou ontem (10) por mais um mês a chamada Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que autoriza aos militares realizar ações contra delitos ambientais, direcionadas ao desmatamento ilegal e combate a focos de incêndio na Amazônia Legal.
O decreto vai se estender até o dia 10 de julho, mas não faz menção ao combate aos garimpos ilegais na Amazônia.
A GLO prevê o emprego das Forças Armadas na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos Estados da Amazônia Legal.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou na última terça (9) que a área desmatada na Amazônia entre agosto de 2018 e julho de 2019 teve um aumento de 34,4% em relação ao período anterior. É a maior área desmatada desde 2008.
Leia mais:
Desmatamento torna 'cada vez mais difícil' acordo UE-Mercosul, diz embaixador alemão
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.