Quinta-feira, 26 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Congresso luta por quórum para votar PEC que altera calendário da eleição na próxima semana

Política

Congresso luta por quórum para votar PEC que altera calendário da eleição na próxima semana

A ideia é que, se a PEC for aprovada, a data das convenções partidárias também será modificada

Congresso luta por quórum para votar PEC que altera calendário da eleição na próxima semana

Foto: Agência Brasil

Por: João Brandão no dia 17 de junho de 2020 às 19:46

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que discute o adiamento das eleições municipais, deve ser votada na próxima semana, conforme fontes envolvidas diretamente nas discussões ao Metro1.

A ideia é que, se a PEC for aprovada, a data das convenções partidárias também será modificada. 

No entanto, o Congresso nacional luta pela presença dos políticos, pois a PEC pode ser apresentada por um terço dos deputados federais ou dos senadores, desde que cada uma delas se manifeste pela maioria relativa de seus componentes. A PEC é discutida e votada em dois turnos, em cada Casa do Congresso, e será aprovada se obtiver, na Câmara e no Senado, três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49).

Essa PEC será relatada pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA), que tem expectativa de fechar a proposta ainda esta semana. Se houver consenso na reunião de líderes, na próxima segunda-feira (22), o texto poderá ser votado já na próxima semana. A PEC ainda deverá ser apreciada pela Câmara dos Deputados.

“Acho muitíssimo arriscado nós nos indispormos com o aconselhamento da ciencia. Eu não quero ser senhor da vida e da morte das pessoas, não quero ser irresponsável para ir contra as recomendações que estão sendo emanadas de cientistas. Eles dizem que tem melhores condições com o adiamento de 45 a 60 dias”, disse Randolfe.