Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 14 de março de 2024

Política

Maia prioriza PL das fake news e critica plataformas de redes sociais: 'vivem de radicalismo'

Presidente da Câmara ressaltou que é preciso identificar e punir quem financia a disseminação de notícias falsas

Maia prioriza PL das fake news e critica plataformas de redes sociais: 'vivem de radicalismo'

Foto: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados

Por: Danielle Campos no dia 04 de julho de 2020 às 18:00

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), falou neste sábado (4) sobre a necessidade de votar o projeto de lei das Fake News. Ele também acusou as plataformas de redes sociais de evitarem discutir o tema, pois, de acordo com ele, "vivem de radicalismo".

“As plataformas digitais não querem esse debate, elas vivem exatamente desse radicalismo. Um telejornal bota a notícia que quiser e vai responder por ela, qualquer um de nós responde por nossos atos, e as plataformas por onde passam milhões de informações que viralizam ninguém quer ter responsabilidade”, afirmou o presidente da Câmara, de acordo com a Folha de S. Paulo.

Maia ressaltou que o Legislativo precisa aprovar um texto que tenha condições de identificar e punir os financiadores das estruturas de disseminação de notícias falsas. 

O Senado aprovou a PL das fake news na última terça-feira (30), que agora passa para análise da Câmara, para então, ir à sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Rodrigo Maia defendeu que o tema está entre suas prioridades.