Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Mourão minimiza vetos de Bolsonaro: 'indígena se abastece dos rios'

Política

Mourão minimiza vetos de Bolsonaro: 'indígena se abastece dos rios'

Declaração foi feita durante entrevista coletiva após videoconferência com investidores estrangeiros; os empresários cobraram ações do governo para preservar a Amazônia

Mourão minimiza vetos de Bolsonaro: 'indígena se abastece dos rios'

Foto: Bruno Batista /VPR

Por: Luciana Freire no dia 09 de julho de 2020 às 20:00

O vice-presidente Hamilton Mourão minimizou hoje (9) os vetos do presidente Jair Bolsonaro de parte do projeto que obrigava o governo federal a garantir água potável, cestas básicas e materiais de higiene aos povos indígenas durante a pandemia. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

"Em relação à água potável, o indígena se abastece da água dos rios que estão na sua região. Se, porventura, algum rio daqueles for contaminado por atividade ilegal, notadamente garimpo, com o uso de mercúrio, então, se leva água para esses grupos", defendeu Mourão durante entrevista coletiva após uma videoconferência com investidores estrangeiros.

No encontro, os empresários cobraram ações do governo para preservar a Amazônia e trataram dos direitos da população indígena. Ao falar sobre a contaminação dos índios por coronavírus Mourão afirmou que a doença não chega às aldeias por “elementos estranhos”.

"Não é porque tem elementos estranhos lá dentro que a pandemia chegou. Tem que entender que o indígena sai lá de dentro da sua terra para ir à cidade, seja porque ele tem que receber algum benefício porque muito deles recebe os benefícios da nossa Lei orgânica de Assistência, seja porque tem que comprar alguma coisa e nessa hora ele está sujeito à contaminação.", disse.