Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Campanha das eleições municipais começa neste domingo

Aplicativo Pardal, para informar irregularidades de campanhas, estará disponível; confira o que pode e o que não pode durante esse período

Campanha das eleições municipais começa neste domingo

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 27 de setembro de 2020 às 13:32

Neste domingo (27) começa a campanha aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador das as Eleições Municipais 2020 do Brasil. A partir de hoje, os candidatos estõ autorizados a pedir votos e divulgar propostas nas ruas, na internet e na imprensa escrita. Já a propaganda gratuita em rádio e televisão do primeiro turno – marcado para 15 de novembro - será veiculada de 9 de outubro a 12 de novembro. As informações são da Agência Brasil.

Na internet, a publicidade pode ser realizada através de sites dos partidos e dos candidatos, em blogs, postagens em redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Por outro lado, o impulsionamentos de publicações feitas por terceiros, o disparo em massa de mensagens e a propaganda em sites de quaisquer empresas, organizações sociais e órgãos públicos, estão proibidos.

Outra conduta proibida, na mira da Justiça Eleitoral, são os conteúdos enganosos ou descaracterizados, utilizados pelos candidatos. Nesses casos, eles serão responsabilizados por publicações desse tipo.

Nas ruas, ficam permitidas bandeiras móveis entre 6h e 22h, desde que não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres. Os carros de som só serão permitidos em carreatas, passeatas ou durante comícios e reuniões. Os candidatos também podem colocar em mesas materiais impressos de campanha.

Para receber denúncias de cidadãos, além do registro em cartórios eleitorais e no Ministério Público Eleitoral, o aplicativo Pardal, específico para informar irregularidades de campanhas também estará disponível. Todas as denúncias precisam identificar o cidadão denunciante.