Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Política

Sete 'Bolsonaros' e 38 'Lulas' disputam vagas para prefeito e vereador na Bahia

Santo Antônio de Jesus tem dois candidatos com nome 'Bolsonaro', enquanto Sapeaçu tem um 'Lula da Silva' na disputa à prefeitura, segundo dados do TSE

Sete 'Bolsonaros' e 38 'Lulas' disputam vagas para prefeito e vereador na Bahia

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 28 de setembro de 2020 às 09:40

Das mais de 40.700 candidaturas a prefeito e vereador registradas na Bahia, 45 terão os nomes "Bolsonaro" e "Lula" exibidos nas urnas, segundo levantamento realizado pelo Metro1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As candidaturas ainda aguardam julgamento, já que o prazo para registro terminou no último sábado (26).

O sobrenome do presidente Jair Bolsonaro foi escolhido por sete candidatos ao cargo de vereador em seis municípios. Na cidade de Santo Antônio de Jesus, são dois postulantes: Juracy Neto Bolsonaro e Tiara do Alto Bolsonaro, ambos do PSL. Em Salvador, Capitão de Bolsonaro é candidato pelo Avante. Já o município de Dom Basílio tem Raimundo Bolsonaro do Sertão como postulante pelo PP.

Entre os 38 candidatos com o nome Lula, apenas um pode ser lido como referência direta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: o postulante à prefeitura de Sapeaçu, Steve Melo Lula da Silva, do PT. Há, ainda, outro candidato petista intitulado Lula, que concorre ao cargo de vereador em Brotas de Macaúbas.

Como "Lula" é um apelido comum para pessoas chamadas Luiz, há outros 36 Lulas de diversos partidos, sem relação direta com o ex-presidente. Em Vera Cruz, Dr. Lula é candidato a vereador pelo PSDB, enquanto Lula da Baixinha concorre à vereança pelo Republicanos em Ichu. Também há dois candidatos denominados "Lula do Açougue": um está na disputa em Dias d'Ávila, pelo PTB, e outro em Itaeté, pelo PT.