Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Política

Guedes diz ser melhor manter Bolsa Família do que fazer 'loucura insustentável' para criar Renda Cidadã

Governo enfrenta dificuldades para definir fonte de recursos do novo programa social

Guedes diz ser melhor manter Bolsa Família do que fazer 'loucura insustentável' para criar Renda Cidadã

Foto: Marcos Corrêa/PR

Por: Geovana Oliveira no dia 17 de outubro de 2020 às 08:30

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem (16) que governo pode abandonar o novo programa social, Renda Cidadã, caso seja necessário ultrapassar o teto de gastos públicos para mantê-lo. 

"Se você não consegue espaço fiscal para um programa melhor, nós voltamos para o Bolsa Família. É melhor nós voltarmos para o Bolsa Família do que tentarmos fazer uma loucura, uma coisa insustentável fiscalmente", disse Guedes em transmissão ao vivo para mercado financeiro.

O governo pretende substituir o Bolsa Família com novo programa social, que incluiria mais beneficiários e teria um valor maior. A proposta inicial do Renda Cidadã, no entanto, foi amplamente criticada por indicar como fontes de financiamento o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e precatórios. 

Desde setembro, nova proposta tem sido adiada e deve ser apresentada apenas após período eleitoral, em razão de divergências entre a equipe econômica e pela falta de apoio no Congresso, segundo o relator da PEC emergencial que incorpora o projeto, o senador Márcio Bittar.