Política
Inquérito das fake news: Secom veiculou até onze vezes mais anúncios em canais investigados
Atuação da Secom na distribuição de anúncios na internet é investigada pelo MPF e pelo TCU
Foto: Roque de Sá/ Agência Senado
Relatório da Controladoria Geral da União (CGU) mostra que o volume de anúncios pagos pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) em canais de blogueiros e políticos investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos inquéritos das fake news ou dos atos antidemocráticos é superior ao total informado antes.
Em alguns casos, foi veiculada uma quantidade até onze vezes maior de propagandas do que a secretaria havia reconhecido até abril. Dados foram obtidos pelo jornal O Globo.
A atuação da Secom na distribuição de anúncios na internet é investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os dados foram liberados após cinco meses de pressão da CGU, depois que a Secom descumpriu prazos de abertura de dados em resposta a um pedido feito via Lei de Acesso à Informação.
O relatório obtido pelo jornal, divulgado na reportagem, foi elaborado pela equipe técnica da CGU. Segundo o documento, os novos dados só foram liberados após “inúmeras tratativas” com a Secom.
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