Rádio Metropole
Aos Fatos: Mário Kertész recebe Medalha da Ordem 2 de Julho e Wagner classifica missão nos EUA como "sucesso"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
ACM Neto defende criação de cotas só para pretos após polêmica com declaração racial
Secretário-geral do União Brasil afirma que não viu nenhum "meme"
Foto: Reprodução/Youtube/Metropress
Após enfrentar polêmicas sobre sua declaração racial durante a eleição de 2022, ACM Neto afirma que é preciso rever as cotas e criar uma categoria só para pretos. “Não só de negro, que engloba preto e pardo, mas tem que ter cota de preto”, afirma em entrevista ao MetroPod, nesta segunda-feira (16).
A declaração do ex-prefeito de Salvador como negro — uma vez que se declara pardo — foi motivo de revolta e piadas nas redes sociais, onde apelidaram Neto de “ACM Negro”. O secretário-geral do União Brasil, entretanto, afirma que não viu nenhum "meme" ou sequer viu comentários sobre si mesmo em jornais.
Sobre a resposta na TV Bahia, quando disse que o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] precisava “rever as cotas”, explica: “Foi para dizer que o IBGE considerava negros, os pretos e pardos, e que como eu era pardo antes, não tinha a culpa da história das cotas, que hoje eu defendo que as cotas sejam de pretos. Quando é “negro”, você fala de pardo, e o Brasil e a Bahia têm uma diversidade étnica enorme, aqui todos nós somos misturados, a miscigenação é a nossa característica”, diz o ex-prefeito da capital baiana.
ACM Neto é o primeiro entrevistado do podcast político "MetroPod", do Grupo Metropole. Na bancada com Chico Kertész e Rodrigo Daniel, nesta semana, está o comentarista político e apresentador do Grupo Bandeirantes, Victor Pinto. Confira a transmissão exclusiva no canal do YouTube da Metropole.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.