Sábado, 02 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

ACM Neto defende criação de cotas só para pretos após polêmica com declaração racial

Rádio Metropole

ACM Neto defende criação de cotas só para pretos após polêmica com declaração racial

Secretário-geral do União Brasil afirma que não viu nenhum "meme"

ACM Neto defende criação de cotas só para pretos após polêmica com declaração racial

Foto: Reprodução/Youtube/Metropress

Por: Metro1 no dia 16 de janeiro de 2023 às 21:26

Após enfrentar polêmicas sobre sua declaração racial durante a eleição de 2022, ACM Neto afirma que é preciso rever as cotas e criar uma categoria só para pretos. “Não só de negro, que engloba preto e pardo, mas tem que ter cota de preto”, afirma em entrevista ao MetroPod, nesta segunda-feira (16). 

A declaração do ex-prefeito de Salvador como negro — uma vez que se declara pardo — foi motivo de revolta e piadas nas redes sociais, onde apelidaram Neto de “ACM Negro”. O secretário-geral do União Brasil, entretanto, afirma que não viu nenhum "meme" ou sequer viu comentários sobre si mesmo em jornais. 

Sobre a resposta na TV Bahia, quando disse que o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] precisava “rever as cotas”, explica: “Foi para dizer que o IBGE considerava negros, os pretos e pardos, e que como eu era pardo antes, não tinha a culpa da história das cotas, que hoje eu defendo que as cotas sejam de pretos. Quando é “negro”, você fala de pardo, e o Brasil e a Bahia têm uma diversidade étnica enorme, aqui todos nós somos misturados, a miscigenação é a nossa característica”, diz o ex-prefeito da capital baiana.

ACM Neto é o primeiro entrevistado do podcast político "MetroPod", do Grupo Metropole. Na bancada com Chico Kertész e Rodrigo Daniel, nesta semana, está o comentarista político e apresentador do Grupo Bandeirantes, Victor Pinto. Confira a transmissão exclusiva no canal do YouTube da Metropole.