Rádio Metropole
Bob Fernandes expõe articulação neoliberal por trás da Lava Jato e do desmonte do Estado

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Exclusivo: Jânio de Freitas revela que Brizola criou Grupo dos Onze para impedir golpe de Jango em 1964
O jornalista disse ainda que, ao longo do tempo, a imagem pública de Brizola foi "muito distorcida" pela mídia
Foto: Reprodução/Radio Metropole
O jornalista Jânio de Freitas revelou, nesta sexta-feira (31), uma conversa que teve com o ex-governador gaúcho Leonel Brizola. Segundo ele, neste diálogo, que se mantinha em segredo até esta sexta, Brizola contou que criou o Grupo dos Onze para impedir um possível golpe do então presidente da República, João Goulart, conhecido como Jango.
Na época, segundo Jânio de Freitas, boa parte da sociedade acreditava que a intenção do grupo era o oposto, isto é, apoiar Jango se este decidisse dar um golpe no país.
"Ele (Brizona) me disse: 'eu nunca pude dizer, revelar a razão que me levou a criar o Grupo dos Onze, uma rede de grupos. Em geral, suponha que a ideia era dar o golpe. A ideia era o oposto. Eu tinha convicção de que o presidente seria levado a dar um golpe. Era a minha convicção originária, por causa da relação dele com o Partido Comunista. Eu achava que os comunistas induziram a dar um golpe. Esse caráter e finalidade do Grupo dos Onze nunca foi revelada", contou Jânio de Freitas, no programa Três Pontos, da Rádio Metropole, com Mário Kertész e Bob Fernandes.
O jornalista disse ainda que, ao longo do tempo, a imagem pública de Brizola foi "muito distorcida" pela mídia. "Ele era um democrata, sem a menor dúvida. Não foi ameaça à democracia em nenhum momento", acrescentou.
Confira:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.