Quinta-feira, 08 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Secult terá reunião esta semana com Margareth Menezes para tratar do patrimônio histórico da Bahia, diz secretário

Rádio Metropole

Secult terá reunião esta semana com Margareth Menezes para tratar do patrimônio histórico da Bahia, diz secretário

"Mas só conseguiremos fazer algo concreto se tivermos financiamento federal", acrescentou

Secult terá reunião esta semana com Margareth Menezes para tratar do patrimônio histórico da Bahia, diz secretário

Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress

Por: Metro1 no dia 08 de maio de 2023 às 09:42

Atualizado: no dia 08 de maio de 2023 às 10:26

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, falou, nesta segunda-feira (8), em entrevista à Radio Metropole, que terá uma reunião com a comandante da pasta na esfera federal, Margareth Menezes, para discutir os patrimônios do estado e pedir ajuda orçamentária a fim de realizar os projetos que pretende desenvolver em sua gestão.

"Levei uma relação dos bens da Bahia para Margareth [Menezes] e vamos fazer uma reunião essa semana também com Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia] para falarmos do patrimônio histórico da Bahia. Mas só conseguiremos fazer algo concreto se tivermos financiamento federal", afirmou. "Se a gente não cuida do patrimônio, vai se degradando com o tempo", acrescentou o titular da Secult.

A ministra vem a Salvador com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima quinta-feira (11), quando o presidente assinará o decreto da Lei Aldir Blanc, que garantirá o maior orçamento da história para a Cultura, R$ 3,8 bilhões.

O secretário falou ainda da relevância da progressão orçamentária para a interiorização da Cultura nos municípios baianos, uma das prioridades do Governo do Estado, segundo Monteiro.

"A ideia da territorialização da Cultura foi uma das prioridades que o governador [Jerônimo Rodrigues] me encomendou, é um pilar da gestão, que conseguiremos se tivermos recursos, e por isso falo da importância das leis de fomento", reforçou.

O secretário garantiu também que a secretaria manterá a estrutura do prédio do Arquivo Público, afirmando que o imbróglio judicial já foi superado. "Estamos apenas vendo se aquela estrutura tem a devida qualificação para um acervo daquela riqueza", afirmou.

Bicentenário 

Quanto ao Bicentenário de Independência da Bahia, o secretário disse que o Arquivo Público já está realizando uma curadoria de documentos voltados para o 2 de Julho. De acordo com Monteiro, haverá também uma "programação cultural forte" para a celebração da festa.

"Estamos desenvolvendo um material didático, formação de professores, seminários internacionais, parceria com as universidades, caminhos da Independência com marcos em várias cidades, e o governador ainda vai anunciar um conjunto de ações que planejamos para isso", emendou.

Confira a entrevista na íntegra: