Rádio Metropole
Aos Fatos: Compra do banco Master é alvo do MP e secretário comenta construção de alianças do governo Jerônimo

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Bob Fernandes expõe ligação de institutos de pesquisa com governo Bolsonaro e alerta para manipulação em torno de interesses neoliberais
Jornalista abordou a relação desses órgãos, classificados como neoliberais, com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução/Rádio Metropole
O jornalista Bob Fernandes comentou o papel dos institutos de pesquisa e a manipulação em torno de interesses políticos neoliberais durante o Três Pontos, da Rádio Metropole.
No programa desta sexta-feira (12), Bob Fernandes abordou a relação desses órgãos com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), demonstrada na pesquisa "(Re) pensando a dependência latino-americana: Atlas Network e institutos parceiros no governo Bolsonaro", das autoras Camila Feix Vidal e Jahde Lopez, professoras de Relações Internacionais em Florianópolis.
"Esse [instituto] Atlas Network foi fundado em 1981. A princípio, se atibuía apenas aos bilionários texanos, mas é muito mais do que isso, mostram as pesquisadoras. Atlas é uma rede montada pelos Estados Unidos com 470 institutos parceiros e 97 países. As pesquisadoras mostram 15 entre dezenas de institutos liberais ligados à Atlas Network no Brasil. Os mais citados institutos em mídias são os [institutos] Mises, que tem [o ex-ministro do governo Bolsonaro] Paulo Guedes como um dos fundadores, e o Milenium. Camila e Jahde comprovam que 14 dirigentes de institutos e parceiros da Atlas Network fizeram parte do governo Bolsonaro. Da equipe de Guedes, a equipe teve oito dirigentes desses institutos liberais, com uma relação direta com os institutos", citou.
Bob destacou o poder dos institutos na condução política do país. "Qual o problema desses institutos liberais? Vamos ver o fundo disso. Lembrando que institutos como IPES e IBAD, nos anos 60, elegeram senadores e deputados que financiaram o golpe que levaria à ditadura e depois se instalaram no governo assumindo formulação e diretrizes básicas para a nova administração", relembrou.
"Os neoliberais no Brasil dizem que estão enfrentando o gigantismo do Estado. Mas eses trabalho mostra que o Estado é, na verdade, quem financia essas redes ditas liberais", afirmou. "É o dinheiro contra nós, contra a Democracia", concluiu.
Confira o programa na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.