Rádio Metropole
"Já começou a guerra de 2026", diz Cristina Serra ao comentar embate entre Executivo e Congresso

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Genealogista Paulo Valadares diz ter estudado antepassado judeu de familiar de Chico Buarque
Valadares afirmou ter descoberto a sua própria ascendência judaica por meio das pesquisas que desenvolveu
Foto: Reprodução/Rádio Metropole
O genealogista Paulo Valadares foi o entrevistado da Rádio Metropole desta quarta-feira (7). O pesquisador e historiador contou ao âncora Mário Kértesz que, durante sua pesquisa de mestrado, estudou a linhagem judaica de 12 pessoas convertidas ao cristianismo no século 16. Um dos descendentes é parente do cantor Chico Buarque de Hollanda.
O artista mencionou a ascendência no recebimento do Prêmio Camões, em abril deste ano, em Portugal. "[A tese] do mestrado se chama 'A presença oculta', e foi publicado em livro. Uma das famílias desses descendentes que acompanhei desceram da Bahia para Pernambuco, para o Sul, e dessa família sai o Chico Buarque", relatou.
Valadares afirmou ter descoberto a sua própria ascendência judaica por meio das pesquisas que desenvolveu. "Com a genealogia, descobri quem eram meus avós, segui a linhagem e descobri que a minha família teve problemas com inquisição, quando foram obrigados a renunciar ao judaísmo e se converter ao catolicismo", disse.
Valadares tem mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese que se transformou no livro "A Presença Oculta. Genealogia, Identidade e Cultura Cristã-nova brasileira nos séculos XIX e XX, de 2007".
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.