
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"Já começou a guerra de 2026", diz Cristina Serra ao comentar embate entre Executivo e Congresso
Rádio Metropole
"Já começou a guerra de 2026", diz Cristina Serra ao comentar embate entre Executivo e Congresso
Jornalista afirma que oposição tenta desidratar o governo Lula e classifica isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil como avanço na justiça social

Foto: Reprodução/TV Globo
Durante sua participação no Jornal da Bahia no Ar, nesta sexta-feira (4), a jornalista Cristina Serra analisou o acirramento entre o governo federal e o Congresso Nacional. Segundo ela, a recente disputa envolvendo a taxação de operações financeiras, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), evidencia uma estratégia política com foco nas eleições presidenciais.
“Já começou a guerra de 2026. O objetivo dessa oposição de direita e de centro-direita é desidratar as competências e os programas do governo Lula para deixá-lo sangrando”, afirmou.
Serra ainda criticou a interferência do Legislativo nas competências do Executivo, especialmente na questão do IOF. “O que o Legislativo fez foi, de fato, uma interferência, uma invasão de atribuições do governo federal. Tanto que a AGU [Advocacia Geral da União], recorreu ao Supremo, e não como vingança contra o Congresso, mas, se Lula, como presidente, não defender as suas próprias atribuições, como ele vai governar?”, questionou.
A jornalista também elogiou a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, afirmando que a medida representa um passo significativo para corrigir distorções históricas. “Isso tem um potencial de fazer uma mudança na injustiça tributária nesse país, enorme. Fazer justiça tributária é fazer justiça social”, declarou.
Confira entrevista completa na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.