Quinta-feira, 14 de maio de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"O uso político da fé afasta as pessoas do sentido mais profundo da religião", avalia escritora Micheliny Verunschk 

Rádio Metropole

"O uso político da fé afasta as pessoas do sentido mais profundo da religião", avalia escritora Micheliny Verunschk 

Verunschk criticou a caracterização da religião como uma "commodity " e expressou preocupação com a disseminação de discursos de ódio por figuras públicas

"O uso político da fé afasta as pessoas do sentido mais profundo da religião", avalia escritora Micheliny Verunschk 

Foto: Reprodução/Radio Metropole

Por: Metro1 no dia 24 de julho de 2023 às 15:12

Atualizado: no dia 24 de julho de 2023 às 15:15

A escritora Micheliny Verunschk criticou, na manhã desta segunda-feira (24), a instrumentalização da fé feita por autoridades. A temática abordada refere-se à obra "Nossa Teresa: Vida e morte de uma santa suicida", o primeiro romance da autora, que recebeu destaque no Prêmio São Paulo de Literatura em 2016.

“A fé das pessoas é uma coisa muito preciosa e o sagrado é uma coisa importantíssima para o ser humano [...] O que a gente vê ainda nos discursos religiosos, salvo aqui exceções, porque toda generalização é perigosa, vemos essa instrumentalização da fé. Esse uso político da fé (tem) afastado as pessoas do sentido mais profundo do que deveria ser a religião”, afirmou a escritora, crítica literária e historiadora brasileira, em entrevista à Rádio Metropole

Verunschk criticou a caracterização da religião como uma "commodity " e expressou preocupação com a disseminação de discursos de ódio por figuras públicas. Ela ressaltou ainda que espaços, que historicamente deveriam ser destinados a promover valores de união, respeito e tolerância, estão sendo utilizados atualmente para propagar mensagens de divisão, preconceito e intolerância.

“Vemos, de forma assustadora, discursos de ódio sendo pregados nos púlpitos. Onde o sagrado está nisso tanto é a grande questão?”, indagou a escritora.

Confira a entrevista na íntegra: