Sexta-feira, 04 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Atriz Aícha Marques atribui a redução do público no teatro à falta de estímulo das escolas

Rádio Metropole

Atriz Aícha Marques atribui a redução do público no teatro à falta de estímulo das escolas

Aícha Marques afirmou que a fase juvenil é fundamental na criação do costume de frequentar o teatro

Atriz Aícha Marques atribui a redução do público no teatro à falta de estímulo das escolas

Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress

Por: Metro1 no dia 03 de agosto de 2023 às 14:53

Atualizado: no dia 03 de agosto de 2023 às 15:00

A atriz Aícha Marques disse, em entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (3), que o motivo da queda no número do público dos teatros é a falta de estímulo geracional. 

“Houve uma queda na formação de plateia, porque as escolas que cuidam do ensino fundamental e do ensino médio não estão mais levando os jovens ao teatro. Fiz recentemente um espetáculo juvenil e tive uma terrível constatação de que os pais não conseguem mais levar os filhos de 12 anos ao teatro. A escola também não tem mais interesse em levar e isso significa uma ruptura no processo de formação de plateia”, avaliou.

Para ela, a fase juvenil é fundamental na criação do costume de frequentar o teatro. “Voce só pode formar plateia nessa fase da idade, quando se provoca e estimula jovens e crianças. Se você não tem essa fase de estimulação, depois ele não vai ter a necessidade, não vai estar no campo imagético”, argumentou.

Ainda na entrevista, a atriz defendeu que a problemática pode ser prejudicial para a própria criança, visto que o teatro estimula a imaginação. “É um processo que melhora a cognição, melhora a percepção do entorno, a sensação da presença. As pessoas não estão mais tão presentes, ficam  vivendo no mundo virtual pensando no que vai fazer amanhã e no que disse ontem. Teatro é importante para a saúde mental, psíquica e principalmente cognitiva”, afirmou.

Confira a entrevista na íntegra: