Rádio Metropole
"Já começou a guerra de 2026", diz Cristina Serra ao comentar embate entre Executivo e Congresso

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Atriz Aícha Marques atribui a redução do público no teatro à falta de estímulo das escolas
Aícha Marques afirmou que a fase juvenil é fundamental na criação do costume de frequentar o teatro
Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress
A atriz Aícha Marques disse, em entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (3), que o motivo da queda no número do público dos teatros é a falta de estímulo geracional.
“Houve uma queda na formação de plateia, porque as escolas que cuidam do ensino fundamental e do ensino médio não estão mais levando os jovens ao teatro. Fiz recentemente um espetáculo juvenil e tive uma terrível constatação de que os pais não conseguem mais levar os filhos de 12 anos ao teatro. A escola também não tem mais interesse em levar e isso significa uma ruptura no processo de formação de plateia”, avaliou.
Para ela, a fase juvenil é fundamental na criação do costume de frequentar o teatro. “Voce só pode formar plateia nessa fase da idade, quando se provoca e estimula jovens e crianças. Se você não tem essa fase de estimulação, depois ele não vai ter a necessidade, não vai estar no campo imagético”, argumentou.
Ainda na entrevista, a atriz defendeu que a problemática pode ser prejudicial para a própria criança, visto que o teatro estimula a imaginação. “É um processo que melhora a cognição, melhora a percepção do entorno, a sensação da presença. As pessoas não estão mais tão presentes, ficam vivendo no mundo virtual pensando no que vai fazer amanhã e no que disse ontem. Teatro é importante para a saúde mental, psíquica e principalmente cognitiva”, afirmou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.