Rádio Metropole
Aos Fatos: Compra do banco Master é alvo do MP e secretário comenta construção de alianças do governo Jerônimo

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Censo elaborado pela OAB vai pressionar para que advogados tenham piso salarial, diz conselheiro
Em entrevista à Rádio Metropole, Carlos Sampaio, representante da OAB, falou sobre a pesquisa traçada pela instituição
Foto: Leonardo Lima/Metropress
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) elabora o seu primeiro censo para traçar o perfil dos mais de 1,3 milhão de advogados do país. Com o lema “Te ouvir para melhor atender”, a pesquisa circula de modo online e possui 42 perguntas. Em entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Metropole, o conselheiro da OAB-BA, Carlos Sampaio, explicou qual o intuito da iniciativa.
“A gente quer mapear a realidade do advogado, como ele está e as suas dificuldades para poder fazer com que o profissional tenha melhores condições para exercer seu trabalho. A divulgação está em massa e acredito que vai ter uma ampla adesão, principalmente, porque era um anseio da advocacia”, explicou.
Sampaio ainda comentou que a pesquisa deve indicar a necessidade de estipular um piso salarial para a classe. “Os advogados que estão iniciando a carreira às vezes recebem menos que um salário, tem advogado que recebe R$30,00 para fazer uma audiência. Então, eu não tenho dúvida que o resultado desse censo vai pressionar para a necessidade de ser estipulado o piso, um salário mínimo para exercer a profissão”, acrescentou.
Dentre as 42 perguntas estão: idade, raça, religião, violação de prerrogativas, tempo de profissão, renda familiar, saúde, área de atuação, uso de tecnologia.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.