Rádio Metropole
Populismo reacionário submete política à religião e rompe com estado laico, diz cientista político

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Superintendente do Iphan critica demora para restauração do Solar da Boa Vista: “Não há sensibilização”
Hermano Guanais concedeu, nesta segunda-feira (2), entrevista ao programa Metropole Serviço
Foto: Felipe Aguiar/Metropress
O superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Hermano Guanin, reconheceu que a restauração do Solar da Boa Vista está levando “muito tempo”. A fala foi feita em entrevista ao Metropole Serviço, desta segunda-feira (2), quando o superintendente explicou que o Iphan aguarda as ações do governo.
“O estado neste momento está discutindo o reuso desse bem e assim que concluído o projeto arquitetônico será submetido à análise do Iphan.[Está levando] muito tempo. É um patrimônio da Bahia riquíssimo, e não há até hoje uma sensibilização das autoridades maiores sobre a importância disso tudo”, afirmou.
Um incêndio atingiu o Solar da Boa Vista em 2013. Desde então, o local segue abandonado. De acordo com o superintendente, há dois meses foi feita uma sinalização para a abertura de projetos internos por parte do governo.
“O Iphan, ao ter ciência do estado de conservação de qualquer bem tombado, abre processo notificatório ao proprietário para que faça as intervenções necessárias para manutenção. No caso específico da Solar da Boa Vista, o próprio Ministério Público ajuizou uma ação civil pública contra os réus para iniciar a restauração. Com isso, o governo passou a estudar seu reuso”, acrescentou.
O abandono do Solar Boa Vista foi tema do Jornal Metropole do dia 13 de julho de 2023 (leia aqui).
Confira o programa na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.