Rádio Metropole
Aos Fatos: Incêndio atinge prédio no Comércio e Três Pontos discute neoliberalismo internacional

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Aleixo Belov revela particularidades sobre expedição à Passagem Noroeste: “Ficava derivando junto com Iceberg”
Trecho é um dos difíceis mais navegação mundial, localizado no Círculo Polar Ártico
Foto: Fernanda Vilas Metropress
O velejador e escritor Aleixo Belov contou detalhes da sua expedição pela região do Círculo Polar Ártico, nesta terça-feira (27), em entrevista à Rádio Metropole.
Aleixo foi o primeiro a realizar a viagem com uma embarcação de bandeira brasileira. A experiência é retratada em seu décimo livro, intitulado como “Passagem Noroeste 2022”. O trajeto teve início em 5 de fevereiro daquele ano e foi finalizado em novembro, após o comandante e a equipe percorrem mais de 20 mil milhas náuticas, passando pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico.
Belov contou que, durante a viagem, a tripulação variou entre seis e nove pessoas. No planejamento estava o armazenamento a mais de comida do que o necessário, pelo receio de ficar preso no gelo. Uma das táticas utilizadas quando não havia caminho para avançar, foi se atracar aos icebergs para economizar combustível.
“Essa viagem é complicada [...] Eu cheguei no Alasca estava tudo congelado, nem adiantava ir [...] Levei uma tonelada e meia a mais de comida pronta, que você não precisa cozinhar para comer, chocolate, biscoito, ovomaltine, leite em pó, frutas secas, porque eu não sabia nem se o gás iria funcionar naquela temperatura. Eu tinha tudo para sobreviver, porque se eu ficasse preso no gelo só sairia no outro verão. Esperei 35 dias no Alasca, passei mais 10 dias boiando, a gente encostava no Iceberg, cavava um buraco e ficava derivando. No mar tudo é incerto, mas eu acho que nasci para isso”, disse.
Na obra “Passagem Noroeste 2022” é possível encontrar imagens da viagem feita pelo velejador, com venda disponível na Amazon e livrarias físicas.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.