Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Bob Fernandes alerta para crescimento do neonazismo no Brasil e uso indevido do termo "antissemita"

Rádio Metropole

Bob Fernandes alerta para crescimento do neonazismo no Brasil e uso indevido do termo "antissemita"

As declarações foram feitas pelo jornalista durante o programa Três Pontos desta sexta-feira (1°), na Rádio Metropole

Bob Fernandes alerta para crescimento do neonazismo no Brasil e uso indevido do termo "antissemita"

Foto: Metro1/YouTube/Reprodução

Por: Metro1 no dia 01 de março de 2024 às 17:04

Atualizado: no dia 01 de março de 2024 às 17:12

O jornalista Bob Fernandes apontou, nesta sexta-feira (1°), a necessidade do combate ao crescimento do neonazismo no Brasil, que tem se desenvolvido em regiões onde também há o fortalecimento da extrema-direita no país. Bob Fernandes ainda criticou momentos em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou “de maneira no mínimo ambígua” diante deste cenário.

"Adriana Dias, que morreu ano passado, maior pesquisadora conhecida sobre o neonazismo, levantou que entre janeiro de 2019 e maio de 2021 houve um crescimento de 270% do neonazismo no Brasil, com 530 grupos. O neonazismo cresceu no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Então, será que é preciso desenhar a evidência de que o aumento [do neonazismo] ocorreu exatamente onde a extrema-direita está crescendo?”, questionou Bob Fernandes, durante o programa Três Pontos.

“Em 2011, o ex-presidente foi apoiado por um comitê pró-Bolsonaro de neonazistas, recebeu a neta de um ministro de Hitler no Palácio do Planalto, disse barbaridades, disse que o nazismo era de esquerda. O que é que precisa mais? A mistificação deste debate vai até onde?", acrescentou.

Em paralelo, o jornalista pontuou que as pessoas precisam ter mais cuidado com a banalização do termo ‘antissemita’, já que críticas pontuais voltadas às atitudes do governo israelense não representam necessariamente uma aversão aos judeus — que é o significado da palavra. "É um desgaste para a defesa verdadeira [da comunidade judia] usar o antissemitismo como biombo a qualquer crítica que se faça, mesmo as mais necessárias e óbvias”, concluiu.

Confira o programa na íntegra: