Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de abril de 2024

Rádio Metropole

Repórter Metropole: Primeiro planetário de Salvador será gratuito para estudantes da rede pública

A principal motivação é que o local funcione como instrumento de estudo dos planetas e galáxias

Repórter Metropole: Primeiro planetário de Salvador será gratuito para estudantes da rede pública

Foto: Metropress/Carla Astolfo

Por: Metro1 no dia 26 de março de 2024 às 16:01

Atualizado: no dia 26 de março de 2024 às 16:26

O primeiro planetário de Salvador foi inaugurado na noite da última sexta-feira (22), no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Ondina. O local, com capacidade para receber até 85 pessoas por visitação, será aberto ao público a partir do dia 2 de abril. 

O idealizador do projeto, Francisco Lacerda Brito, disse em entrevista ao Repórter Metropole, presente na inauguração, que a principal motivação é que o local seja um instrumento de estudo. “Vi que seria importante construir um planetário para os estudantes poderem compreender o céu mais facilmente, é um instrumento fantástico. Quando trouxe esse projeto para universidade, vi como uma forma de devolver um pouco do que recebi estudando aqui”, afirmou.

Para os estudantes de escolas públicas, a entrada será gratuita. Os demais interessados deve acessar o site do Sympla e adquirir o ingresso. Inicialmente, serão duas sessões de 40 a 50 minutos, mas a expectativa é de que, em breve, o planetário funcione todos os dias, das 8h às 20h.