Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Em programa de estreia, Metropole Mais traz o tema "vida e bem-estar no trabalho" e convidados

Rádio Metropole

Em programa de estreia, Metropole Mais traz o tema "vida e bem-estar no trabalho" e convidados

O programa teve a participação de Sulivã Bispo, do psicólogo Lucas Freire e do procurador do MPT, Ilan Fonseca

Em programa de estreia, Metropole Mais traz o tema "vida e bem-estar no trabalho" e convidados

Foto: Metropress/Fernanda Meneses

Por: Metro1 no dia 02 de maio de 2024 às 17:58

Atualizado: no dia 02 de maio de 2024 às 18:10

Estreou na tarde desta quinta-feira (2) o programa Metropole Mais, comandado por Christina Miranda e Stephanie Suerdieck. A bancada recebeu três convidados, Ilan Fonseca, Lucas Freire e Sulivã Bispo, para falar sobre o tema "vida e bem-estar no trabalho".

A edição trouxe temas importantes como dinâmicas sociais, experiências e relatos pessoais, alertas e bom humor, além de muita informação. Ilan Fonseca, procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), que lançou recentemente um livro contando o período em que pediu licença do órgão para trabalhar como motorista por aplicativo.

Durante o programa, ele contou a experiência que surgiu fruto de sua pesquisa de doutorado. "O primeiro desafio é o medo, as primeiras corridas foram recheadas de muito medo, porque você não sabe quem é que vai entrar em seu veículo", relatou.

Ao analisar as experiências de Ilan como motorista de aplicativo - quando o procurador ficava motivado ao receber as recompensas da plataforma - o professor e psicólogo Lucas Freire refletiu sobre as dinâmicas de trabalho e como algoritmos têm dominado a vida da população. Para Freire, a "neuroescravização" cria um sistema de recompensas e não dá autonomia para quem está envolvido.

"Os aplicativos e redes sociais têm comprometido nosso bem-estar, ao criar mecanismos que continuamente engajam e fazem com que a relação seja produtiva." Ele também ressaltou um vídeo que viralizou no início do ano: durante o réveillon em Paris, uma multidão de pessoas, em vez de celebrar, estava filmando o momento com o celular. "O que elas estavam fazendo ali? Produzindo conteúdo."

O ator Sulivã Bispo refletiu sobre a comparação entre as gerações e a forma como elas lidam com os aspectos sociais, de trabalho, militância e interação nas redes sociais. "Essa geração [Z] que está chegando agora, 'tudo pode ser mais liberal', tudo menor, o que você explica com um texto você pode falar com uma frase, é a geração dos memes, é o tudo pra ontem", mas apesar disso, Sulivã alerta que é necessário ter sensibilidade para refletir sobre o assunto.

Confira o programa na íntegra: