Rádio Metropole
Apoio geopolítico explica protestos na Venezuela, diz Bob Fernandes
Assunto foi debatido no programa Três Pontos desta semana
Foto: Reprodução/Youtube
Desde o último domingo (28), quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou que Maduro teve 51,20% dos votos e que o oposicionista Edmundo González Urrutia obteve 44,2% nas eleições presidenciais do país, o presidente Lula vem sendo cobrado por um posicionamento sobre o pleito no país vizinho. Para o jornalista Bob Fernandes, essa cobrança, já esperada, é usada para provocar um desgaste político no governo brasileiro. E os protestos que estão acontecendo na Venezuela são explicados por interesses geopolíticos.
“O Brasil está numa situação delicada, porque você tem de um lado a rearrumação geopolítica, da qual o Brasil é um dos líderes, e do outro lado você tem o outro bloco. Então todas as pressões que a gente viu e está vendo até agora continuarão e usando isso para desgaste político. Assim como foi com a guerra em Gaza, os eventos são jogados aqui dentro [no Brasil] e vira uma espécie de ‘de que lado você está, está com esse ou está com aquele’”, analisou o jornalista na edição desta quinta-feira (1º) do Três Pontos.
Durante o programa, o jornalista explicou como é o processo eleitoral na Venezuela e como são feitas as atas. Segundo Bob, é comum que elas levem de três a cinco dias para serem apresentadas.
"Essas esse protesto antes das atas prontas, seja de qual lado for, não valem porque você não tem as atas ainda, você não tem como confirmar o que houve. Na primeira eleição de Maduro e Capriles, Capriles foi para a televisão com uma pasta no braço e disse que ali estava a prova das fraudes. Tais provas jamais foram vistas e nunca apareceram”, disse Bob.
“Hoje com as re-arrumações geopolíticas tem o apoio da Rússia, da China e do Irã também. Isso ajuda a entender todo esse ‘frenesi’ antes de você saber tecnicamente o resultado. Tanto quem declara vitória, quanto quem declara que houve fraude precisa esperar as atas. Hoje deve aparecer o resultado das Atas. Só assim poderemos saber o que se passou”, afirmou.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.