Rádio Metropole
Votação do Prêmio PEBA entra na terceira semana com 10 mil votos e mudanças em nova parcial

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Oftalmologista aponta uso de corticoides como fator de risco para surgimento de catarata
Diabetes, idade, tabagismo e a falta da prática de atividades físicas também são fatores de risco para a condição

Foto: Reprodução/ Rádio Metropole
A catarata é um processo de perda progressiva da transparência da visão. A cirurgia da condição é a mais realizada no corpo humano. Apesar da catarata ser uma doença que tem uma maior propensão do surgimento de acordo com a idade, o oftalmologista Antônio Mota, em entrevista ao Metropole Saúde nesta sexta-feira (19), apontou causas multifatoriais para ela, entre as causas, as diabetes e o uso de corticoides.
"A catarata, chamamos de doença multifatorial, tem várias coisas que podem contribuir para o aparecimento da catarata. Pacientes com diabetes, por exemplo, que é uma doença que pode acelerar o desenvolvimento da condição. Pacientes com doenças que precisam do uso crônico de corticoide também aceleram o desenvolvimento. Pacientes que tem hábitos de vida que não são saudáveis, como o ato do tabagismo, e a não prática de atividades físicas", disse.
Segundo o especialista, a genética tem grande influência no desenvolvimento precoce da doença. Entretanto, Antônio Mota fez uma ressalva para problemas de visão que podem ser associados à catarata. "A miopia, o astigmatismo, a hipermetropia e a presbiopia, que é aquela vista cansada a partir dos 40, não têm correlação direta com o aparecimento da catarata", completou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.