Rádio Metropole
Líder do Afropunk destaca importância de eventos voltados à população negra: “é importante se sentir pertencente”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Repórter Metropole: Usuários criticam condições de trechos administrados pela ViaBahia e cobram solução
Repórter Metropole registra queixa de condutores em trecho da concessionária que é alvo de críticas da população e autoridades
Foto: Metropress
A empresa ViaBahia, que possui concessão para administrar um trecho de aproximadamente 680 km de rodovias incluindo as BR-324 e BR-116 na Bahia, é frequentemente alvo de críticas da população e autoridades. A falta de manutenção e de obras para facilitar o fluxo de veículos estão entre as principais reclamações. O Repórter Metropole esteve no trecho da BR-324 que liga Salvador a Feira de Santana e registrou algumas das queixas dos usuários.
Um dos motoristas criticou o fato do trecho não ter sido duplicado em 14 anos de concessão. A ViaBahia tem ainda mais 11 anos, até completar os 25 anos que conseguiu em um processo de concorrência. "É uma verdadeira vergonha essa uma via pedagiada com tantos buracos. Eu já perdi um pneu e a gente não sabe para que vai esse dinheiro. O governo também devia exigir mais uma qualidade melhor. Esse sofrimento é constante, todos os dias", disse o motorista.
Já um caminhoneiro criticou a sinalização das vias e o valor da tarifa nas praças de pedágio. "Teria que tá bem conservada porque a gente está pagando. A sinalização precária, tem que ter atenção para não ter acidente", disse. Questionado sobre os reparos nas vias, ele disse: "não [vejo], só vejo mais o pedágio aumentar e reparo que é bom, nada", afirmou.
Em uma outra visita do Repórter Metropole à BR-324, a equipe encontrou com uma família que passava por um transtorno e colocava a situação na conta da ViaBahia. “Eu estava vindo com minha esposa e filho e o pneu furou. E justamente estava comentando que a estrada estava horrível, muito esburacada”, disse o condutor. Quando questionado se o valor pago no pedágio era bem investido pela empresa, o entrevistado nega e enfatiza que a via está “horrível e esburacada” e “precisa ser revista”.
A análise do reequilíbrio do contrato de concessão da ViaBahia segue pendente no Tribunal de Contas da União (TCU), segundo afirmou o senador Otto Alencar (PSD) em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (9).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.