Rádio Metropole
Aos Fatos: Presidente do CAU critica venda de áreas verdes e Câmara define líderes de Comissões

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
“A distinção social não é uma categoria econômica, é moral”, diz Jessé Souza
Em entrevista ao programa Na Linha desta sexta-feira (12), Jessé Souza revelou que o comportamento humano não é motivado por dinheiro e poder, mas por razão moral
Foto: Reprodução/Youtube
Em entrevista ao programa Na Linha desta sexta-feira (12), o escritor Jessé Souza explicou sobre a origem do seu novo livro “O pobre de direita” e falou que o que o comportamento humano não é motivado por dinheiro e poder, mas por razões puramente sociais. Ele explicou que dinheiro e poder são meios de conseguir algo, não a finalidade.
“E todo mundo sabe que quem está atrás a vida inteira de dinheiro e poder é o cara que tem um bilhão de dólares. Em vez de aproveitar a vida, porque ele pode comprar tudo o que ele queira, ele vai atrás do outro bilhão, se tiver cinco, ele vai atrás de dez, depois da quinta. Por que isso? Essa coisa é irracional. Porque, no fundo, o que qualquer pessoa que acumula dinheiro e poder quer, em alguma medida pelo menos, uma medida significativa é uma distinção social positiva em relação àqueles que não têm dinheiro e poder”, explicou Jessé Souza.
O professor explicou que a distinção social é uma categoria moral, não é uma categoria
econômica. Portanto, a economia existe em escala política, e não em escala moral. Assim, a distinção social se faz como uma forma específica de produzir e distribuir bens, revelando um acordo moral tácito, implícito, de quem é quem vai ficar com mais, quem vai ficar com menos e quem é que não vai ficar com nada. Tudo isso em razão de estar acima do outro em alguma instância e reconhecimento social.
Veja a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.