Sexta-feira, 21 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Bob Fernandes: Erros reproduzidos pela mídia influenciam e servem à construção de candidaturas

Rádio Metropole

Bob Fernandes: Erros reproduzidos pela mídia influenciam e servem à construção de candidaturas

No programa Três Pontos desta quinta-feira (13), Bob Fernandes expôs como a grande mídia tem impactado nas eleições

Bob Fernandes: Erros reproduzidos pela mídia influenciam e servem à construção de candidaturas

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 13 de março de 2025 às 13:03

Atualizado: no dia 13 de março de 2025 às 16:06

A construção e desconstrução dos projetos de poder têm sido profundamente impactadas pela explosão de entrada das redes sociais na comunicação e pelos recursos de comunicação da grande mídia. Ao longo do tempo, esses mecanismos ajudaram a eleger políticos de direita que, em boa parte são seus parceiros comerciais, e prejudicaram candidatos de esquerda, moldando o ambiente eleitoral e social. Essa análise foi feita durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (13), pelo jornalista Bob Fernandes, que apontou que a influência da imprensa na formação da opinião pública tem sido determinante nesse processo. 

 

Para o jornalista, o crescimento de nomes como Javier Mieli, Donal Trump e até Pablo Marçal tem relação direta com esse fenômeno. Mas não só isso, ele apontou também reflexo na imagem de fragilidade criada em torno do governo Lula. “A gente, nesses dois anos, nós temos conversado aqui sobre a fragilidade de um governo que tem a enorme minoria no Congresso, e conversamos sobre os erros - não são poucos - e o que parece ser uma incapacidade de agir e reagir ao ser concrescente. Essa incapacidade vai se espalhando e termina sendo e soando como se fosse uma coisa coletiva de todo o governo, ainda que alguns setores funcionem, melhorem ou não. E uma anemia que chega às ruas. É como se mesmo que está certo, esteja ou estivesse errado”, disse.

 

Como exemplo, o jornalista citou um estudo levantamento feito por Lilian Cunha, que apontou que, em quatro anos, o chamado mercado errou 95% das vezes em suas projeções sobre a economia e a bolsa. “Tais erros, na maioria deles são reproduzir acriticamente por jornais, pelas mídias” e “com intenção ou não, eles moldam os ambientes social, econômico e político”.

“É uma influência muito grande do que a gente está vendo o tempo todo. E serve à construção de candidaturas, projetos de poder e desconstrução”, pontuou.

Confira o programa completo: